domingo, 19 de julho de 2009

EMOÇÕES FORTES...FAZEM PARTE DA VIDA!!!


Nós com a nossa Menina, finda a cerimónia! A nossa Menina, jà Enfermeira


A nossa querida Bé a fazer a leitura do Ofertório









Uma perspectiva da lindissima Igreja Nossa Senhora da Conceição no Marquês-Porto












A Nossa Bé com o bouquet que lhe ofereci!
Tem uns olhos e pestanas lindos...! Saiu á Mãe!!!

E os lábios...não tem botox, não, é natural!!!





Aqui a Bé no dia em que pôs
Cartola e Bengala!


_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_:_

Minhas queridas amigas e netinhas do coração!

Espero vos encontreis todas com muita saúde. muita paz, muito amor e muita alegria!

Por aqui, tudo bem, graças a Deus!

Hoje venho partilhar convosco mais um momento muito importante da minha vida.
Foi ontem , na Igreja Nossa Senhora da Conceição no Marquês, aqui no Porto ( as destas zonas conhecem de certeza este belissimo monumento) que foi celebrada a EUCARISTIA DE FIM DE CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM 20005/2009, DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SANTA MARIA!

Pois foi aqui que a minha querida sobrinha Bé, minha filha do coração, celebrou, com os restantes colegas (eram 50) o seu final de curso de Enfermagem ...ficará por aqui...o tempo o dirá!!!

Está feliz, gosta do curso, então o tempo de estágio em vários hospitais, segundo ela, foi uma aprendizagem constante e um cada vez gostar mais deste curso, que ela "julgava" seria o patamar para entrar em Medicina!!! Será??? Ela é que terá de pensar...pois só se é bom naquilo que gostamos e amamos...e eu vejo a Bé muito DEDICADA a esta nobre profissão, a ENFERMAGEM!

Foi uma cerimónia lindissima, cheia de Ritos especiais...como a Benção das Mãos, a Passagem da Luz, O juramento!!!
Foi de uma beleza incrivél ver os professores a acenderem a vela de cada aluno no CIRIO da Igreja, passá-la para as suas mãos, e depois de devidamente dispostos em semi-circulo no altar-mor, receberam a Benção e fazerem o Juramento!

Arrepiou!!! Um momento carregado de significado e emoção!!!

Todos os textos foram lidos pelos já Enfermeiros ( a Bé leu o do Ofertório) assim como foram adaptados pela própria Escola para esta Ocasião tão especial!

No Final foi lida uma Poesia chamada Memórias ( também da autoria da Escola) que repassava a vida estudantil a aprendizagem e os votos de felicidades para o Futuro!

Á saída da Igreja, a Nave Central, foi coberta de capas Negras de Estudantes da Escola, por onde passaram todos os Enfermeiros em direcção ao Exterior!

Estava assim terminada esta simples mas muito emotiva festa de fim de Curso!
Já cá fora, eu e ela fundimo-nos num longo e grande abraço...e as lágrimas correram...( titi não vamos chorar dizia ela...) mas ambas tinhamos demasiado presente, que hoje 19.07, faz 13 anos que a minha irmã, Mãe dela, partiu na sua grande viagem, para junto de Deus, ás 12 horas e 10 minutos, aconchegada nos meus braços, que foi o sitio que ela escolheu para partir...Hoje isso conforta-me muito!!!

Quando hoje fui fazer a minha visita á minha irmã...lá estava, em cima da sepultura...o bouquet que eu ofereci á minha sobrinha, e ela achou por bem partilhá-lo com a Mãe!
É uma querida!
Para ela eu só posso desejar as maiores felicidades e que todos os seu sonhos se cumpram!
Tenho a certeza que vai ser um Excelente Profissional!
PARABENS MINHA QUERIDA!

Para mim, é um ciclo que se fecha ( já tenho os quatro arrumados...os meus sobrinhos para mim, são filhos do coração...) mas em Setembro se Deus quizer, abrir-se-á um novo ciclo...o meu "homenzinho" vai para o 1º ano...agora é a sério!!!

Será que vou ver algum dos meus netos, como vi os meus filhos e sobrinhos???
Acho que vou...vou fazer força para isso, tenciono viver muito...muitooo........!!!

Desculpem, mas não podia deixar de partilhar convosco, este dia tão importante na minha vida!

Obrigada por tudo...por serem minhas amigas...por lerem os meus intermináveis testamentos...e por me darem tanto carinho.
MUITO OBRIGADA!!!

Eu Adoro-vos, vocês sabem!

Beijinhos com muita ternura e carinho
Vóvó


















44 comentários:

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
é um testamento, tal como dizes.
mas com bastante significado.
gostei imenso de o ler, assim como ver essa felicidade nos vossos rostos.
muitas felicidades p a tua menina.
e tb p ti, p lhe continuares a dar muita força e coragem.
para ultrapassar todos os seus momentos, bons ou menos bons.
fikem bem,jinhos***

M. Céu Fernandes disse...

Olá minha querida.
Obrigada pela simpatia com que sempre me brinda!
Parabéns pela sobrinha, que é linda e vai dar uma óptima enfermeira!
Bjs e tudo de bom para si!
M. Céu

Marina Dias disse...

Olá vóvó que lindo testamento como você diz,obrigada por partilhar estes lindos momentos connosco.Fiquei muito feliz por si e pela sua sobrinha.Apesar de não nos conhecermos emocionei-me muito com estas suas palavras.Jokytas Marina

Tete Fontes disse...

Olá Casilda!
Obrigada por partilhar seus momentos de ternura e carinho com todas nós!
Parabéns pra você, pela linda menina já enfermeira, parabéns para a Bé , ainda tão nova e já tão dedicada à profissão que escolheu!!
Que Deus abençoe e de muita saúde e felicidades à toda a família tão amada por todas nós!!
Um beijo grande
Tete

Faniquito disse...

Oii minha querida e sensível priminha !!!

Eu amei esse seu "testamento" e entendi direitinho cada palavra que aqui foi dita e fiquei muito emocionada.A Bé é uma linda garota e eu desejo que ela seja muito feliz nessa nova etapa.

Ahhh é antes que me esqueça...tenho certeza que vc vai na formatura das suas fortunas, sabe pq ??? Pq vc é uma gatinha de 20 anos...tá inteiraça(aqui se diz assim:)...e o vovô tb tá um gatinho!!! :)

Gostei muito.. pela sua descrição tb pudemos vivenciar o ocorrido.A igreja é maravilhosa!!!

Bom domingo prá vcs

Beijinhos com muito carinho

Ana

Carla disse...

Puxa, hoje o seu testamento fez-me vir as lágrimas aos olhos, deve estar muito feliz com mais esta vitória e que tudo de bom surja no futuro dessa jovem menina. Um grande beijo e uma boa semana

Diva disse...

Olá cassilda!!
vejo que estás muito feliz pela formacao da tua menina pois desejo-lhe muitas felicidades pela vida fora;; pois a minha filha 35 anos
tambem é enfermeira mais o marido
ela está na psiquiatria,de porta
fechada, para os doentes nao
fujirem,mas ela gosta muito de
ajudar as pessoas por isso ela
escolheu esse trabalho,e o marido
trabalha nos cuidados intensivos
e sao muito queridos no hosptital
e eu tambem lá trabalhei 17 anos
mas foi na farmácia do hospital
beijinhos: e uma óptima semana

Diva Muenster

Diana disse...

Olá vovó, parabéns e muitas felicidades para a sobrinha Bé:)
É claro, que vai ver os seus netinhos tal como viu os sobrinhos:))
Beijinhos grandes

Nilda Biagio disse...

Olá Cassilda
Parabéns a sua sobrinha!!!Que ela tenha um belo caminho pela frente!!!
Bj
Nilda

Anabela Miranda disse...

Olá Cassilda,

Parabéns para a Bé. Espero que ela seja muito feliz na bonita profissão que escolheu. Desejo-lhe toda a sorte do mundo.

Bjs para as duas.

Saraarte disse...

Olá muitas felicidades para a nova enfermeira, adorei ler o seu "testamento" com a descrição de todos os pormenores da cerimónia, parecia que estava lá pessoalmente a assistir o momento, muitos parabéns
Bjinhos

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Bem hoje... ñ consegui ler até ao fim... tive que ir a correr buscar um lencinho...
Foi um misto de alegria e emoção... adorei cada palavra!
Desejo toda a FELICIDADE do mundo p/ a Bé!!!
Pois tudo o que é feito c/ amor e carinho será sempre abençoado e terá outro sabor!
Minha querida fechou uma fase... mas é favor se preparar p/ outra! e eu vou querer cá estar p/ disfrutar dessa alegria tb!!!
Bjs e boa semana

Ana Dias Vaz disse...

Olá Avó Cassilda...
Já estou para aqui com as lagrimas nós olhos, MUITO OBRIGADO por compartilhar estes momentos conosco!
Um grande beijinho e um bem haja para si tb
Ana Dias

Bé disse...

Dizer-te que gosto MUITOOOOO de ti, que tenho muito orgulho em ser tua sobrinha e principalmente tenho uma imensa admiração pela linda pessoa que és...não é novidade nenhuma!!! Só aqui estou para reforçar tudo isto e dizer-te que foi para mim uma alegria imensa poder partilhar ctg este moemnto tão especial...Obrigado por tudo Titi...és e serás sempre a Titi do meu coração..."sangue do meu sangue" como tu dizes!!!
Obrigado a todos os comentários de apoio que me foram dirigidos...guardo com muito carinho todas as vossas palavras...
A ti...minha maluquinha...Muito Obrigado!!!
Gosto muitooo de ti*
Beijinhos, Bé

Helena Varandas disse...

Olá Cassilda!
O prometido é devido e cá estou eu no seu cantinho delicioso e carregado de muito amor, carinho e, partilha!
Neste post simplesmente fiquei sem palavras... Parabéns ás duas e tudo de bom com muito sucesso para o futuro da Bé, voçês merecem!
Helena

Serões da Inês disse...

Olá querida Cassilda,
que dia tão feliz deve ter sido.
Os meus parabéns à sobrinha pelo curso e pela cerimónia tão bonita.
Fiquei comovida e com saudades dos seus "testamentos".
Fico muito feliz por si e se Deus quiser ainda vai assistir à formatura dos mais pequenos.
Beijinhos enormes da sua amiga
Inês

Maria Cusca disse...

Querida amiga.
Muitos parabéns à Bé, por este dia tão importante na vida dela.
Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro.
Parabéns também à Tia (Mãe do Coração).
Amiga, obrigada mais uma vez pela partilha de momentos tão importantes e de sentimentos tão profundos.
Os teus testamentos são sempre, lindos e carregados de emoção.
Jinhos grandes e uma excelente semana

Elsa disse...

Olá querida amiga,
os teus testamentos são deliciosamente emotivos... mais uma vez aquela lágrima no canto do olho teima, mas tem que sair... que fazer??!!
Parabéns por essa sobrinha tão linda e pela profissão que escolheu, é realmente um orgulho enorme.
Beijinho e aquele abraço para uma pessoa tão especial!!

Elsa

Cidinha disse...

Espero que esteja bem de saúde e se cuidando.Sempre uma delícia passar por aqui, ler teus relatos, sempre tão carinhosos. Parabéns pela formatura de sua sobrinha. A t-shirt, ficou muito graciosa.

Um grande abç
Cidinha

Cidinha disse...

Espero que esteja bem de saúde e se cuidando.Sempre uma delícia passar por aqui, ler teus relatos, sempre tão carinhosos. Parabéns pela formatura de sua sobrinha. A t-shirt, ficou muito graciosa.

Um grande abç
Cidinha

Joaniska disse...

Olá vovo, espero que esteja tudo bem por ai.

Nós não nos importamos com os seus testamentos, pois adoramos ler as suas confissões, partilhas de experiências e coisas caricatas!eheeh

Asua Bé é linda, e só lhe desejo, como a todos vocês, muitas felicidades, saúde e alegria para que possamos, em cada amanhã, viver num mundo melhor.

Beijocas e boa semana:0*

Saraarte disse...

Olá, deixei um selinho para você no meu Blog, passe por lá.
Bjinhos e boa semana

as artes da xana disse...

è muito bom ler estes p"pequenos textos" que nos transmitem o carinho que nutre por toda a sua fortuna(leia-se familia netos, filhos...)lê-se nas entrelinhas a alegria e o amor que nutre por eles, bem haja a vovó mais querida do blogsfera
jinhos
xana
( que continue sempre assim)

Ana Zuzarte disse...

OLá Querida Vóvó
Que maravilha, a sua fortuna é linda.
è sem dúvida um dia muito marcante nas nossas vidas, um dia a não esquecer, e se elea escolheu um bonito curso, eu adorava ter sido enfermeira.
Parabéns Vóvó!!!
Bjs
Ana

Mena disse...

Olá!
Li o "testamento" e gostei. A Bé estava linda, lembrei-me logo da benção das pastas do meu filhote, que acabou este ano o curso e vai seguir para Lisboa para fazer o mestrado e eu já estou cheia de saudades!
Deixei-te um miminho.
Bj e uma óptima semana!
Mena

MJ disse...

Muitos parabéns, nós precisamos de bons profissionais. Tenho andado ausente, mas desejo muitas felicidades pela vida fora.
Bjs às duas
MJoão

SANDRA RIBEIRO disse...

ola vovo
parabens a be a vossa filha de coraçao como diz vesse pelas fotos que estao muito felizes que sao uma familia feliz e nos dias que correm hoje e muito dificil de se ver isso nao e que eu nao o seja porque graças a deus tambem o sou
e de certeza que a vossa bé ira dar uma boa emfermeira se sair a tia parabens mais uma vez
beijos e uma optima semana

AMO ARTESANATO disse...

Minha querida e muito amada amiga, tens que esperar um pouco , pois as lágrimas terão que secar nos olhos.
Teu testamento desta vez foi emocionante, seu amor pela Bé é de encantar nosso coração, que lindo.
Parabéns a Bé, que Deus ilumine suas mãos, pois por ela passará muitas vidas, e que ela com certeza irá ajudar a salvar.
Um grande beijo a Bé e meus parabéns.
E a você meu eterno abraço

Maria Helena

Juca disse...

Olá minha querida Cassilda!!

E pronto, ao segundo dia de regresso ao trabalho e à rotina do dia a dia... eis que aqui venho fazer a minha visita e uma torrente de lágrimas invade os meus olhos! Só a Cassilda!

Espero que a Bé inicie esta nova etapa cheia de força e dedicação e que o caminho a percorrer seja repleto de SUCESSO!
Muitas Felicidades!

Beijokas e até já

arteseriscos disse...

Olá

Muito obrigada por sua visitinha e por seu comentário..
Volte sempre que quiser, pois tem sempre novidades em meu blog..

www.arteseriscos.com

Paula Lemos disse...

Olá vóvó..
Antes de mais muito obrigada.. pela sua simpatica mensagem.
Mas a vóvo tb está de Parabéns!!! Não é todos os dias que se vê uma sobrinha a acabar o cusro.
Bjs e felicidades para a sua filha do coração.
Paula Lemos

Mary C.M. disse...

Olá minha amiga...
como sempre com imensa ternura cada palavra que aqui coloca...antes de continuar e pela simpatia que nutro por ti... dou os parabéns a Bé, pelo momento único e maravilhoso...muito sucesso na profissão que escolheu, para ti um grande beijinho e abraço amigo por todas as visitas e comentários generosos que ficam na minha página...Obrigada!!!
uma linda semana para ti as tuas fortunas!!!

linita disse...

Olá querida vóvó!tudo bem,um testamento muito importante,o que desejo á Bé é toda a felicidade deste novo mundo que entrou,tenho a certeza que vai ser uma profissional 20 estrelas,muitos parabens tanto para a Bé como para toda a familia,quanto á Cassilda ver assim as suas fortunas claro que sim,mas tem que ter muito cuidado,não andar a limpar o que está limpo,as maiores para toda a familia,desejo-vos uma boa semana bjinhos carinhosos

Ana Fundo disse...

Muitos Parabéns pelo final de curso da sobrinha (linda, por sinal!!!)
Que tenha um futuro risonho e cheio de realizações pessoais e profissionais.
Tb o meu menino mais velho, vai este ano para o 1º ano!!!
A filhota já vai para o 9º ano!!!
Beijinhos grandes
Ana

Helena Varandas disse...

Olá Cassilda!
Não é nada "totó" amiga o meu blog das flores não tem coments porque como é a minha parte profissional e, como ainda não arranjei "uns trocos" para ter um site achei que o blog devia estar menos familiar, entende?
Os clientes gostam de visualizar o que faço e, foi a solução que achei na altura...
Acho muito bem que tire uns dias só para si e, para o marido também é necessário descansar e, namorar um pouquinho sem os netitos a reclamarem a sua atenção!
Eu também vou de férias em Agosto primeiro vou a banhos com os miúdos até ao Algarve e, depois vou até ás Caldas da Rainha estar com a minha mãe uns dias...vai-me custar um pouco é o primeiro ano que estamos sem o pai presente...mas tem que ser e, a mãe precisa de nós!
Beijoquitas muito grandes para voçês e divirtam-se muito os dois
Helena

Sonhos de Crochê disse...

Olá Cassilda
Parabéns para sua menina,parabéns pelo curso escolhido é muito importante.
Linda igreja,Lindo casal,linda sobrinha...
obrigada por compartilhar esse momneto de felicidade conosco.

Bejinhos nos seus tesouros, e para ti um forte abraço.
Mary nilva

Rita Sampaio disse...

Olá,

Muitas Felicidades para a Bé. Que a sua vida profissional, e não só, se realize conforme os seus desejos.

P.S. depois de ver a sua foto com a sua sobrinha, tenho a sensação que a conheço, hihihi

APO (Bem-Trapilho) disse...

Cassildinha!

vim a correr só para te desejar umas excelentes férias. descansa muito e brinca como de costume com os netinhos. :)

Quero tb dar muitos parabens à Bé! Que o futuro lhe reserve muitos sucessos!

Espero-te com muitas saudades.

bjinho grande!

Lúcia disse...

Olá,

Que belo momento para todos, não é mesmo?
E que bela homenagem vc fez pra ela aqui no seu blog.
Parabéns à todas família!
Beijos

Lúcia

Paula disse...

Cassildinha minha muito krida amiga, boas férias, para todos e realmente este ano vais bem mais rica.
Um xi-coração enorme
Jokinhas :)

Ana Rodrigues disse...

voltei...
Desejo uma excelentes Férias!
Aproveite bem tanto no descanso... quanto nas belas brincadeiras que vai ter...
Nós fazemos férias repartidas... as do Verão são quase sempre... p/ descansar... que no n/ caso é ficar em casa e andar a 1 rotação por minuto... passear na praia (moro a +/- 15m da praia Fonte da Telha... e andar bem lenta/te... mas gosto bem mais das outras... mas por motivos profissionais é assim...
Comecei hoje a trabalhar... :(
Bjs e tudo de bom divertindo-se à grande!

Maria Bettencourt Lemos disse...

Sem palavras..
Imagens e momentos únicos!!!
Muitas felicidades para a Bé no seu percurso profissional!
Maria Lemos

Caixinha de Surpresas disse...

Mtas felicidades para a sua sobrinha!!! e um futuro brilhante, pois um bom profissional é aquele que gosta mesmo da profissão e do que faz... e ainda bem que a sua linda sobrinha gosta!!! e que sorte ter uma tia como a Cassilda, tão carinhosa e especial!!!!
Fiquei mto comovida com o que escreveu, vc é mesmo uma pessoa maravilhosa!!!!
Agradeço as suas visitas e comentários, que são como a Vóvó mto especiais!!!
Uma beijoca

Unknown disse...

Ai minha querida,
Agora quem está de lágrima no olho sou eu!!! Que linda "reportagem". Estou tão emocionada! Um grande beijinho para Bé, muitos parabéns e muitas felicidades na carreira de enfermeira e se o sonho dela for ser médica, pois que o abraçe com todas as suas forças, porque a vida é curta demais para deixarmos de realizar os nossos sonhos.
Um grande beijinho e parabéns pela linda família que tem,
Lia.