domingo, 16 de março de 2008

FAZ HOJE 39 ANOS...BRANCA E RADIANTE IA A NOIVA!

Faz hoje 39 anos...que branca e radiante...entrava eu na igreja,por volta das 12,30 da tarde, para me casar com o amor da minha vida...o "velho" claro!...
Lembro-me que estava um dia muitissimo chuvoso, entrei na porta da igreja ao colo de um tio pois, o adro na altura todo em terra, estava um autêntico lago...(casei na aldeia onde nasci , vivi e viviam os meus pais e irmã...eu já estava no Porto em casa de um tio e trabalhava no Banco).

Valeram-me também os restantes tios, irmãos de minha mãe(eram 8 irmãos, ela a única mulher) que nun acto de total protecção á sobrinha se muniram com os guarda-chuvas, para que o meu vestido com a respectiva cauda e o véu de tule entrassem na igreja dignos da "princesa" que os envergava!...

Assim foi...á porta da igreja, pousaram-me no chão e eles próprios começaram a arranjar-me o vestido...o véu...acto de imediato seguido por diversos familiares...!

Estava pronta...para seguir em direcção ao altar, do braço do meu padrinho(era o costume da época) onde me esperava o meu "velho"!

Quando cheguei junto dele...disse-me estás linda!...corei de vergonha...e não respondi!...meninas ,os 22 anos de antigamente...não eram a mesma coisa dos de hoje...!

Foi uma missa muito bonita...uma cerimónia cheia de emoções...celebrada pelo sacerdote que me tinha baptizado, feito a 1ª comunhão...a comunhão solene...o crisma...e tinha sido meu professor de Religião e Moral no Colégio que frequentei!(Também foi ele que baptizou os meus filhos e fez as minhas Bodas de prata!)

A igreja estava linda!
A minha mãe caprichou com as flores...havia rosas brancas e açucenas...em todos os altares que deixavam exalar um perfume doce e cheio de romantismo!

Acabada a cerimónia religiosa, dirigimo-nos para a Quinta de familia, onde viviam meus pais e minha irmã, e onde o celeiro tinha sido devidamente preparado para acolher os cerca de 250 convidados que nos acompanharam nesse dia memorável!...

O menú foi o tipico da região...o cozido á portuguesa...o perú...os filetes de pescada...o cabrito assado...os doces tipicos da minha terra...tudo feito em casa por uma cozinheira da zona, que a minha mãe contratou!

Só o bolo de noiva foi feito, por vontade da minha Madrinha, numa confeitaria do Porto!

Os meus tios tinham-me reservadas duas grandes surpresas...
Arranjaram música para animar a festa (meu Deus naquele tempo...era um luxo!...) e assim quando juntamente com o meu já marido abrimos o baile ao som da valsa, começaram a ser lançados foguetes cá fora...(era a outra surpresa dos meus tios...)!

Fiquei muito emocionada...e já não sabia se havia de continuar a dançar...ou correr para eles e agradecer-lhes, tal era o turbilhão de pensamentos que ia dentro da minha cabeça!

Ao fim da tarde por volta das 20 horas, lá me meti no carro juntamente com o meu marido... e dirigimo-nos para a nossa casa na bela cidade do Porto!

Aqui fechou!... aquilo que tinha para vos contar do dia do meu casamento!...
Ps.Infelizmenteas fotografias naquela época...era o que havia...o meu ramo não era escuro, não...era muito bonito, tinha orquideas brancas, muguet...flores de laranjeira...(naquela altura...toda a noiva que se prezasse...levava flor de laranjeira...e foi oferta do noivo (outro costume da época.)


Passados todos estes anos, felizes, mas com alguns "acidentes de percurso", fazem parte da vida...e eu sinceramente não acredito nos casamentos...sem "acidentes de percurso"...eles fazem parte do nosso conhecimento mútuo,...do nosso enriquecimento como casal...da adaptação da vivência a dois...fazem parte da vida!...Dou graças a Deus...pois ainda hoje...continuamos a ter"acidentes de percurso".


Aqui quero deixar todo o meu carinho e agradecimento aos meus Pais( que infelizmente...já estão noutro sitio a olhar por mim e minha familia, aos meus tios, que também estão junto deles) por me terem proporcionado este dia tão especial!...


Claro também quero agradecer ao meu "velho" por me aturar há 39 anos...pela linda familia que construimos juntos.por todos os momentos bons...e menos bons que temos passado, fazem parte da nossa vida em comum...fazem parte de nós!

Temos dois filhos maravilhosos, uma nora e um genro que adoramos,dois sobrinhos, filhos do coração, e a nossa maior fortuna...os nossos netinhos...os nossos queridos meninos!...


Se me perguntassem se voltaria a repetir...aquele longinquo 16 de Março, não hesitava...repondia sim com a maior firmeza!

Somos felizes...como tal só posso pedir a Deus que para o ano me dê novamente a grande alegria de poder compartir com as minhas amigas virtuais...mais um aniversário de casamento...com a mesma alegria...e se possivél com mias um netinho(a)!


Deixo no final um terno beijo ao meu "velho" o grande amor da minha vida!
O grande companheiro em todas as circunstâncias!
Para ti "velho" obrigada por tudo!
Obrigada por seres o meu "velho" e por seres tão especial!

31 comentários:

_PipinhArt_ disse...

olá!!
passem no blog, e vejam os kit's disponiveis!!
Bjinhos grandes
Filipa
Felicidades

Teresa Silva Henriques disse...

Oh Cassilda, sua marota... isto não se faz à afilhada!!! Pô-la de lágrima no olho num domingo de manhã....
É verdade, conseguiu emocionar-me com o relato de um dia tão feliz para si. É incrivel com passados tantos anos os pormenores estão ainda bem vivos na sua memória.
Obrigada, querida, por partilhar conosco, que ainda agora entrámos na sua vida, estes momentos tão seus.
Um beijinho grande parabéns para os dois e desejo que este dia seja comemorado igualmente tal como hoje por muitos e longos anos.
Muitas felicidades
Teresa

Ah!!! ouvi dizer que há por aqui um post dedicado a moi même, aqui vou eu à sua procura!!!

artes_romao disse...

Boa noite, td bem?
antes de mais parabens p os noivos... essa foto é muito bonita. mt bem já lá vão anitos, isso sim é um casamento exemplar...
fico feliz por ti e tambem por teres muitos e bons momentos p partilhar c estas grandes amigas...'confiares' em nós p nos contar,lol...
é claro k num casamento há de tudo bons e menos bons momentos... também mal seria se tal nao acontecesse, n é?!
continução de um bom dia e muitas felicidades k se compreendam sempre e estejam sempre unidos em qualquer circuntancia da vida....
desejos de uma semana muito feliz e cheia de criatividades p os próximos tarabalhos k s avizinham...
fika bem,jinhos****

Susana Gonçalves disse...

Boa noite
Quero deixar um grande beijinho de parabens.
Que muitos anos passem sempre na companhia um do outro.
Um grande, grande beijinho.
Muitas felicidades.
Susana

Serões da Inês disse...

Bom dia minha querida,
parabéns pelos vossos 39 anos de vida em comum. Porque é uma vida mesmo!! E muito feliz, pois denota sempre muita felicidade em todas as mensagens que escreve. Que esses 39 anos se possam multiplicar por muitos mais, cheios de alegria, saúde e principalmente muito amor. Sem ele a nossa vida não tem muito sentido.
Beijinhos enormes para os dois
Inês

Cenoura disse...

Parabéns minha querida e que os anos passados tenham continuidade com muita felicidade!
Um beijinho muito grande!

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Que teus dias sejam mais feliz do que já foram.Parabéns pela linda comomoração.bjitos.nile.

Anónimo disse...

Olá vovó, venho dar-lhe os parabéns atrasados pelo vosso aniversário de ontem. Que esses 39 anos sejam apenas um inicio de uma longa e feliz vida em conjunto.
Quanto aos precalços, eles existem e ainda bem que existem. é tão bom fazer as pazes depois.
Ontem tb foi dia de comemoração na minha casa, o amor da minha vida fez 31 anos (é um menino, eu sou mais velha 3 anos). E em Agosto já fazemos 14 anos que estamos juntos. Também é quase uma vida. Para quem dizia que não estariamos muito tempo juntos, porque quando nos juntá-mos (só casei no registo mais tarde), todos diziam que era um erro e que ainda não nos conhecia-mos apenas com 1 mes de namoro. Mas já passaram 14 anos, os meus filhos mais velhos já tem 11 anos e estamos aqui para durar. Espero tb um dia alcançar essa sua bela marca.
Beijinhos grandes e recheados de muito carinho e amizade,
Carla

Unknown disse...

Olá Cassilda!!
Parabéns pelos 39 anos de casamento!Estava lindissima,lindissima.Fico encantada com os tempos antigos as modernices de hoje em dia ñ têm tanta beleza.
O meu casamento foi no registo ainda quero realizá-lo na igreja sem flor de laranjeira claro!!!Hihihi
Beijo mt grande para si e para o seu "velho"
Boa semana
1001 bjs

Sandra Soares disse...

Muitos parabéns minha querida amiga! Desejo que esses 39 se vão multiplicando... Fico muito feliz quando ouço estas histórias de amores duradouros, pois é o que desejo para mim mesma...
Muitos parabéns querida Cassilda, pela linda noiva que foi, pois bem se vê pela fotografia...
Muitos parabéns pelo lindo dia que viveu, pois esse é um dia tão bonito da nossa vida... Eu própria, que casei há pouco mais de 3 anos, lembro esse dia e de como me senti ao chegar junto do meu menino fiquei completamente sem palavras, só conseguia sorrir e mais nada, a minha alma pulava de alegria... sei lá!

Beijinhos Cassilda e seja muito feliz...

P.s. tive uma semana terrivel e só agora consegui vir visitá-la, mas obrigado pela ternura dos seus comentários...

as artes da xana disse...

Bem ainda bem que hoje não tive tempo para me pintar, senão já tinha borrado a pintura toda, eu sou de lagriminha fácil e quando leio ou vejo algo que me emociona, pronto lá está o caldo entornado, Minha querida amiga apesar de não ser no proprio dia que lhe tou a felicitar por mais uma ano do seu casamento, que de certeza e pela descrição foi digno de uma princesa, e estava muito bonita nas fotos...
Para si, Para o seu "velho" como carinhosamente lhe chama, pelos seus filhos e netos que passe muitos dias e comemore muitos anos de um casamento tambem com precalços, "é muito bomn fazer as pazes não acha????
Desta amiga virtual que ainda só tem 8 anitos e meio de casada mas que tambem já teve o seu dia de conto de fadas bem passadito e digno de uma princesa...Xana

Susana Agudinho disse...

Olá minha querida!
Mas que amor tão bonito!!!
E que descrição tão comovente, de deixar o coração a tremelicar de emoção!!!
Parabéns! Que continuem a ser muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiito felizes!!!
Beijinhos
Susa

Vamp Art disse...

Olá... Passei para dizer que lhe deixei um miminho muito especial no meu blog... Parabéns pelos 39 anos e que venham mais 100... Adorei a sua historia, o amor que transparece. muitas felicidades... mesmo muitas... beijinhos

Martinha disse...

Olá minha querida..
Apesar de um dia atrasada não podia deixar de lhe dar os parabéns depois de ter lido este texto lindo.. Pela forma que é escrito sente-se todo o amor e carinho que tem pelo seu marido e como foi tão especial esse dia.. Espero continuar estar aqui por muitos e bons anos a desejar as maiores felicidades..
Um grande beijinho com carinho,
Marta

Cris disse...

Amiga Cassilda, é com grande alegria e com atraso, como sempre, que aqui deixo os meus sinceros parabéns. Espero que para o Ano nos possa continuar a dizer as lindas palavras que aqui deixou. É realmente muito bonito ler as palavras de sentimento, cheio de amor que aqui vejo que realmente existe. Na verdade eu ainda nem era nascida e o meu casamento parece que ainda nem começou, pois é muito bébé, mas espero que um dia possa escrever da mesma forma que a amiga aqui escreve. O meu marido é o meu grande AMOR, claro que temos alguns arrufos, mas quem não os tiver não ama. Beijinhos da amiga Açorena.

Anónimo disse...

Titi!!! uma descrição tão bem feita daquele lindo dia, em que se juntou á família o meu tio do coração!!!Pois que também foi um dos dias mais felizes da minha vida(apesar de nem projecto ainda ser!), pois inicias-te em conjunto com o tio uma linda vida!!!Deram-me um padrinho(que adoro) e uma prima linda( que amo de todo o coração e para mim é como irmã mais velha!), mas apesar de tudo deram-me um exemplo de coragem e felicidade!
Por tudo isto vocês são o meu casal preferido!!!
Adoro-vos do fundo do meu coração!
Beijocas grandes.

Anónimo disse...

Ola querida Cassilda,
Fiquei emocionada ao ler estas suas palavrinhas. Ainda sou "novinha" (27 anos :) e devo dizer que ultimamente sonho com um dia igual a este que descreve em que nos sentimos uma princesa e só espero que passados 39 anos possa ter as boas recordações e emoções que nos transmite aqui.
Só posso desejar muitos mais anos de felicidade junto do seu "velho" e da sua familia querida :)
Felicidades

SANDRA RIBEIRO disse...

OLA VÓVÓ QUERIDA PARABENS PELOS SEUS 39 ANOS DE FELICIDADE QUE SEJA POR MUITOS MAIS ASSIM O DESEJO ESPERO CHEGAR A FAZER TAMBEM COM O MEU AMOR ESSES ANOS É SINAL QUE SOMOS VIVOS E ESTAMOS BEMJA VÃO 15 JA E UM COMEÇO DESEJO-LHE TUDO DE BOM POIS MERECE BEIJOS ENORMESSSSSSS

APO (Bem-Trapilho) disse...

muitos parabéns! bem, mas que grande aventura 39 anos de casamento!!! e é bem verdade, o truque é olharem os dois na mesma direcção!!! :)
bjo grande linda noiva!

Elisabete disse...

Olá Cassilda, confesso que desde que descobri o seu blog que não consigo deixar de passar por aqui sempre, quer pelos seus trabalhos que são lindos, mas também por toda esta experiência de vida tão bonita e por toda esta sensibilidade que demonstra que nos dias de hoje começa a ser rara! Muitos parabens por estes 39 anos de vida em comum com o seu amor, espero que um dia eu também possa lá chegar, ainda só tenho 6 anitos de casada, mas também felizmente com muita felicidade! Muitos beijinhos grandes Beta

Isabel Rute Martins disse...

Muitos parabéns.
Eu ainda só faço 9 anos de casada este ano mas acho que é ou devia ser o dia mais bonito de uma mulher a seguir está claro ao nascimento dos seus filhos (e eu já tive dois). mais uma vez os meus parabéns e muitos beijinhos.
Rute
P.s. dê uma espreitadela e diga de sua justiça, www.bijusecompanhia.blogspot.com

Unknown disse...

Minha querida vovó Cassilda,
Até estou emocionada com o teor deste "post". Que coisa mais linda!!! A descrição foi tão autêntica e real, que até consegui vê-la ao colo do tio, vi os foguetes a estalar no ar e a valsa a ser dançada por si e pelo seu marido. Que "post" maravilhoso!! PARABÉNS, embora atrasados, mas querida vovó, esta sua neta, nestas coisas, anda sempre, sempre atrasada...
Reza o ditado que mais vale tarde que nunca e eu chego sempre tarde, mas chego!!
Um grande beijinho para si e continue a ser muito feliz com o seu marido e a ter muitos acidentes de percurso, pois concordo inteiramente consigo, quando diz que faz parte da vivência e do conhecimento dos dois!! Casamento que os não tem, não é autêntico!!
Desejo-lhe, aliás, foi para isso que cá vim e fiquei tão emocionada que até já me esquecia do meu propósito, uma Santa Páscoa e tudo de bom para si e família, nessa cidade que eu amo, o PORTO!!
Beijinhos,
Lia.

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá cassilda,
Um bonito e tranparente testemunho de felicidade, muitos parabens!
Muito obrigada pela sua visita e carinhoso comentario!
Desejo-lhe uma Santa e muito feliz Páscoa a si e familia
Um grande abraço
maria Lemos

mafgonbot@gmail.com disse...

Olá querida,

Passei pra deixar-lhe um abraço!

ABRAÇÓDROMO

Você acabou de receber um abraço!!!
É isto mesmo, não há como se safar!!!

Você caiu no Abraçódromo!
Assim, você vai ter que abraçar todo mundo
que você conhece!!!

Abrace seus parentes, amigos, inimigos,
todo mundo!

O abraço é meu sinal favorito de afeição.
Ele pode significar tanto, e tantas coisas
ao mesmo tempo.

Pode significar um sinal de amor, de amizade,
de conforto ou tudo junto!
Uma pessoa que gosta muito de você
te enviou esta mensagem.

Agora, é a sua vez!
Neste momento, você está convidado a enviar
esta mensagem a todos os seus amigos.
FELIZ PÁSCOA
Beijinhos
Mafalda

Paula disse...

ABRAÇÓDROMO

Você acabou de receber um abraço!!!
É isto mesmo, não há como se safar!!!

Você caiu no Abraçódromo!
Assim, você vai ter que abraçar todo mundo
que você conhece!!!

Abrace seus parentes, amigos, inimigos,
todo mundo!

O abraço é meu sinal favorito de afeição.
Ele pode significar tanto, e tantas coisas
ao mesmo tempo.

Pode significar um sinal de amor, de amizade,
de conforto ou tudo junto!
Uma pessoa que gosta muito de você
te enviou esta mensagem.

Agora, é a sua vez!
Neste momento, você está convidado a enviar
esta mensagem a todos os seus amigos.
FELIZ PÁSCOA
Beijokas
Paula

Mia Mello disse...

É... emociona qualquer um... eu não me vou alongar muito, nao preciso de muitas palavras para dizer o essencial: que Deus me dê a oportunidade de ser assim... feliz! parabéns pela pessoa que é... por tudo =)

um beijo

Pituca disse...

Bem como em todas as leituras que faço deste blog, fico sempre a chorar, mas sou mesmo assim!

Muitos parabéns minha linda senhora
(deixe que me a trate assim, só hoje, que para o anos estejamos todas novamente a enviar os parabéns, muitas felicidades mas esse casamento de 39 anos, a minha idade!

Beijinhos com muito carinho

ZetyArtes disse...

Olá D.Cassilda.
Dona sim pelo respeito, vovó não porque se tem uma filha da minha idade eu não lhe posso chamar avó.

Sei que ja andou a visitar o meu blog e eu sem tempo (que vergonha) so agora consegui vir aqui, mas vim é o que interessa.
Pois é a senhora que anda sempre a dizer que tem pilhas Duracel, hoje deixanos assim quase sem pilhas para lhe dizer alguma coisa. Bom mas eu também gasto dessa fabulosa marca de pilhas e vou lhe dizer que fiquei emocionada com as suas palavras sobre o seu casamento e sobre o nascimento dos seus filhos.
A maneira como escreve levanos a viajar e a viver aquilo que estamos a ler. É fantastico. Os meus Parabéns por tudo, principalmente por ter pilhas para isto tudo :0)

E como eu ainda tenho alguma energia nas minhas pilhas vou ficar por aqui a deliciar-me com uma coisinhas que já dei de olho e a comentar, claro.

Um beijinho muito grande e continue sempre assim com muita pilha :0D

ZetyArtes

susy disse...

Olá amiga que lindo que deve ter sido a isto é que se chama um casamento de sonho :) que continuem a ser muito felizes :)

Beijos
Cláudia

Joaniska disse...

Bem isto de estar a chorar e a sorrir ao mesmo tempo é complicado, mas é o que me acontece ao ler esta historia tao bonita.

parabens atrasados pelo aniversario, e que comemorem muitos mais.

saude e alegria para todos vos.

beijocas

Susana Almeida disse...

parabens pelos 39 anos de casamento, coisa rara hoje em dia!!
Jinhos e resto de boa semana.